Analytics

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tubarões,Discovery Channel e Nação Zumbi no spot perfeito

Entre os dias 21 e 25 de novembro a Discovery Channel vai transmitir a Semana do Tubarão, apresentado pelo mergulhador e produtor de documentários Lawrence Wahba. O conteúdo do programa é formado por imagens exclusivas da vida marinha destes animais, além de ensinamentos sobre como podemos salvá-los da extinção.

Um spot de 30 segundos para divulgar o programa está em alta rotação. Vamos ver?


Este vídeo não é muito diferente de outros centenas produzidos pelo canal de TV a cabo, com a exceção da trilha sonora fornecida pela Nação Zumbi.

Mas qual a conexão entre os tubarões e a banda pernambucana?

Não é preciso ser um pesquisador musical para saber que Chico Science e Nação Zumbi era um dos pilares do movimento Manguebeat, caracterizado pela mistura de ritmos regionais com o rock, a eletrônica e o hip hop. E para melhor definir esta fusão entre o antigo e o moderno, a periferia e os grandes centros, foi escrito por Fred 04 – vocalista do Mundo Livre- o manifesto intitulado “Caranguejos com cérebro"

Publicado em julho de 1992, na cidade de Recife, o texto tinha o objetivo de tentar explicar o que desejava a nova geração artistas pernambucanos.

Em “Mangue, a cena”, 04 deixa clara a admiração do grupo pelo cação.

Hoje, Os mangueboys e manguegirls são indivíduos interessados em hip-hop, colapso da modernidade, Caos, ataques de predadores marítimos (principalmente tubarões), moda, Jackson do Pandeiro, Josué de Castro,...”

A metáfora homem-caranguejo ficou no imaginário popular, mas foi interessante perceber o capricho da equipe do Discovery na hora de escolher a Nação Zumbi. E mesmo que não fossem os escolhidos, não faria muito sentido utilizar outra banda fora de Recife graças a uma estatística trágica

Desde 1992 já foram registrados 54 ataques de tubarão no litoral da cidade, provocando a morte de 20 pessoas

Tubarão + Recife+Música Pesada e Tensa =

Com vocês, Nação Zumbi!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário